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Como vender Métodos Ágeis para seu chefe.

Por Rildo Santos, 06 Abril 2011  
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Uma barreira a ser vencida é convencer seu "chefe" ou outras pessoas que determinada coisa é boa e que ela poderá  melhorar os resultados.

Podemos reunir muitos argumentos para fazer a venda, todavia, acreditamos que a melhor forma de vender alguma coisa, é demonstrar os resultados que podem ser alcançados com a adoção dos métodos ágeis.
Entretanto, não estamos apresentando uma “receita de bolo” e sim uma lista de coisas que podem ajudar na venda dos métodos ágeis.


Utilizaremos o Scrum, que é um Método Ágil, como exemplo.

O que "NÃO VENDER"

Não tente vender o SCRUM (ou qualquer outra coisa) que você não acredite...para vender ou influenciar pessoas, você tem que ter comprado a ideia primeiro.

 Jamais venda aquilo que não se possa entregar.

 Não venda o SCRUM pelo SCRUM, venda os resultados que você e sua equipe poderão atingir utilizando o SCRUM.

Não tente vender o SCRUM por puro modismo (somente por que na empresa em que seus “amigos”  trabalham  estão usando SCRUM e você não quer ficar de fora desta moda)

Não tente vender, sem fatos, pois fica muito difícil convencer. Veja as quais empresas que já utilizam o SCRUM, obtenha dados destas empresas, por exemplo: se os clientes estão mais satisfeitos, se produtividade aumentou, se as pessoas estão mais motivadas, se os custos reduziram e se houve de fato uma diminuição no prazo de entrega dos produtos).

O que "VENDER" (aquilo que os "chefes" gostam de comprar)"

 Aumento da produtividade (sem a aumentar o número de pessoas), para muitos chefes, isto é um sonho encantado;

Redução no prazo de entrega de produtos;

Redução de custo;

Busca pela excelência da qualidade, ou seja, melhorar a qualidade dos produtos 
continuamente sem a necessidade de comprar novas ferramentas;

Pessoas trabalhando com foco em resultado;

Baixo investimento inicial;

A sensação de controle absoluto (todo chefe gostaria de saber o que seu as pessoas
estão fazendo a cada momento)

Foco na entrega de valor para os clientes, consequência: clientes mais satisfeitos

E por fim:  A "liberdade" (leia possibilidade) para mudanças nos requisitos, mesmo que o desenvolvimento  já esteja em um estágio avançado.


     
  Rildo Santos, é consultor, coach, instrutor e palestrante sobre Inovação, Gestão de negócios, Sustentabilidade, Processos, Tecnologia e Métodos ágeis  
  rildo.santos@etecnologia.com.br  


   
 
           
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